Explicaki

O que faz um Policial civil

Por 11 de outubro de 2013 (135) visualizações

A principal função de quem trabalha na Polícia Civil é atuar com o exercício da segurança pública, buscando preservar a ordem e a incolumidade dos cidadãos e dos patrimônios públicos. A Polícia Civil age exercendo funções de polícia judiciária, atuando nas unidades federativas do Brasil. Além de sua função principal descrita acima, existem diversas funções institucionais que a Polícia Civil deve exercer. Se você quer saber mais sobre o que um policial civil faz e quais os cargos existentes na Polícia Civil, leia as informações a seguir e saiba mais sobre o assunto.

Informações

  1. 1

    Funções da Polícia Civil: os policiais civis dos estados brasileiros têm como funções institucionais as seguintes: garantir a convivência em harmonia da sociedade; exercer as atividades de polícia judiciária de forma exclusiva, apurando infrações penais que ocorrem no território nacional; garantir a proteção de pessoas e de bens públicos; proteger direitos e garantias dos indivíduos; investigar como polícia judiciária; reprimir infrações penais; realizar perícias criminais e médico-legais indispensáveis no caso de possuir órgãos periciais; realizar identificação civil e criminal no caso de ter um órgão de identificação.

  2. 2

    Policial civilDemais funções dos policiais civis: a Polícia Civil também tem como funções participar de sistemas nacionais de identificação criminal, de roubos e furtos de veículos automotores, de armas e explosivos; de informação e inteligência, entre vários outros, para garantir a segurança pública; agir em colaboração com o Ministério Público e com o Poder Judiciário, além de demais autoridades, a fim de garantir a segurança dos indivíduos; recrutar, selecionar, formar e aperfeiçoar de maneira cultural e profissional os candidatos a policiais civis; controlar e executar a segurança interna de seus órgãos; garantir serviço de atendimento ao cidadão; garantir a custódia provisória de presos, nos limites de sua competência; detectar e apurar transgressões de disciplina de policiais civis; controlar estatisticamente as incidências criminais em sua área de atuação.

  3. 3

    Áreas funcionais da Polícia Civil: existem diversos cargos que podem ser ocupados no órgão da Polícia Civil. Cada cargo e cada tipo de funcionário têm competências diferentes. Dentre os cargos da Polícia Civil estão: delegados, investigadores ou inspetores, escrivães de polícia, papiloscopistas e datiloscopistas; peritos criminais. Os delegados são responsáveis pela função de dirigir os policiais civis. Os investigadores ou inspetores têm como função investigar nas ruas. Os escrivães de polícia são a parte da polícia civil com a função de dar cumprimento às formalidades processuais de Polícia Judiciária. Os escrivães são quem lavram os autos, boletins de ocorrência, mandatos, termos, ordens de serviço e vários outros tipos de atos de ofício. Os datiloscopistas têm funções muito importantes na Polícia Civil. Eles devem trabalhar com a investigação humana, procurando detectar por meio da pele, do DNA ou de digitais os culpados de um crime, por exemplo. Já os peritos criminais podem ser divididos em peritos e médicos legistas. Estes são policiais especialistas, os quais devem ter curso de nível superior para atuar na profissão, já que é necessário conhecimento científico e técnico para a realização das tarefas que são impostas a eles.

Comentários (0)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.