Explicaki

Como apagar o historico do computador

Por 20 de maio de 2013 (188) visualizações

Nos dias de hoje, o uso compartilhado de terminais de computadores passou a ser corriqueiro, mesmo com a redução de preços e com o aumento do poder de compra do consumidor.  Inevitavelmente acabamos utilizando computadores em Escolas, Universidades e até mesmo estabelecimentos como Lan Houses.

O uso desses terminais deixa gravado no micro uma série de informações sobre as atividades executadas pelo usuário, de sites de internet acessados até músicas e vídeos visualizados, e históricos de conversas no Google Talk, ou no extinto MSN, (com contas transferidas para o Skype atualmente).

Uma preocupação constante de quem utiliza essa máquinas de uso compartilhado, é que esses dados, ou rastros de utilização pudessem ser apagados por completo independente da tarefa executada. Pode soar complicado, no entanto, sabendo os métodos e as ferramentas próprias você pode remover completamente  essas “pistas”.

O Windows grava certas atividades executadas no computador, como por exemplo o histórico de documentos recentes abertos no Bloco de Notas, Paintbrush ou visualizadores diferenciados de fotos, Word, Power Point e demais integrantes da família Office. Também guarda o histórico do que foi impresso, chaves abertas pelo Regedit etc.  Outros arquivos que ocupam espaço e deixam rastros do que foi visualizado são os arquivos temporários. Aos poucos, mais e mais desses arquivos vão sendo armazenados no computador e podem acarretar lentidão mais adiante devido a fragmentação de dados no HD.

Esses dados podem ser retirados definitivamente e com muita acessibilidade através de programas, como o Revo Unistaller ou o conhecido CCleaner.

Caso contrário, você pode fazer essa limpeza de maneira mais independente.

Como apagar o histórico

Para apagar documentos recentes, vá no menu Iniciar, depois em Executar. Digite “Recent” (sem as aspas) . Uma nova janela irá abrir e a partir dela você terá acesso a todos os arquivos abertos recentemente. Aperte CTRL+A para selecionar todos ou exclua um a um.

A Lixeira também contem arquivos importantes que você pode ter acessado, e o acesso a ela é muito comum por parte dos usuários.  Não se esqueça que para sua proteção é importante limpar a Lixeira.

Quando navegamos na Internet, os endereços digitados, independente de qual computador utilizamos, ficam registrados. Nesse caso, lembre-se sempre de após  o uso dos programas para acessar a internet, apagar o Histórico do Navegador, evitando assim que outras pessoas visualizem o que você acessou ou usem seus dados digitados em campos nos sites, tais como CPF, números de matricula, etc. No Google Chrome, acesse a barra de ferramentas do navegador e escolha limpar dados de navegação.  Na caixa de diálogos que surgir, marque a opção “Limpar o histórico de navegação”. Utilize o menu na parte superior pra escolher quais dados você deseja apagar. Você poderá remover paginas visitadas na página histórico, textos armazenados em cache e demais dados acessados  previamente.

 

 

 

 

Comentários (0)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.