Explicaki

Como Cuidar de Calopsitas

Por 20 de janeiro de 2012 (638) visualizações

As calopsitas são ótimas aves para quem deseja ter um passarinho dócil e companheiro. Com sua crista amarela e com penas de cores diferentes, estas aves são brincalhonas e os cuidados que o proprietário deve ter não são muitos. Essa ave anima vários lares, pois os machos têm um canto lindo e muito agradável.  A estimativa de vida delas vai dos 13 aos 15 anos de vida desde que sejam bem alimentadas, bem tratadas, não ficando expostas ao frio e à chuva. Se você tem ou pretende ter uma calopsita, mas não sabe como fazer para cuidar dela, leia dicas a seguir e deixe sua ave mais saudável:

Instruções

  1. 1

    Cortar asas: as calopsitas são alegres e não merecem ser compradas e presas em uma gaiola. Portanto, se você deseja cuidar de uma calopsita, conscientize-se primeiro de que você deverá deixá-la solta em sua casa e, para isso, você terá que mudar pequenos detalhes do seu dia a dia. Para evitar que elas voem para lugares abertos, corte as suas asas. Você poderá aparar as penas em casa ou, se preferir, levá-las em casas de agropecuária e pedir para que façam o serviço. Isso irá evitar acidentes com ventiladores, águas na panela e vôos pela janela. Cuidado para não cortar demais e machucar a ave.

  2. 2

    CalopsitaAlimentar: essa ave tem o custo baixo de cuidados e sua alimentação é bem simples. Por suas necessidades nutricionais, ela come qualquer tipo de grão. Apenas evite os grãos de girassol. Estudos mostram grande quantidade de colesterol, o que pode ser prejudicial para o passarinho. Outras opções são: legumes, verduras, frutas (exceto maçã e abacate). As calopsitas também adoram milho cozido natural.

  3. 3

    Observar: quando você se dispõe a cuidar de um animal, independente de qual seja, você deve ficar atento às condições e características do seu bichinho. As calopsitas têm como característica a queda de penas depois dos três anos de idade. A região principal da queda é nas pernas e de baixo das asas. Se sua ave estiver com pele ressecada, falta de cálcio, fungo, piolhos e parasitas. Investigue o que pode estar causando isso com sua ave e comece o tratamento.

  4. 4

    Higienizar a gaiola: se preferir criar a ave dentro de uma gaiola, você deverá higienizá-la. Não basta ter a ave na gaiola e deixar para lá. É importante que você a limpe três vezes ao dia. Higiene é fundamental. Quando for limpar a gaiola, deixe a ave para fora (se ela estiver com as penas cortadas) e passe pano com álcool para eliminar as bactérias e possíveis fungos que podem existir. Forre o fundo da gaiola com jornal e troque-o diariamente.

  5. 5

    Dar banho: os cuidados devem ser equilibrados. As calopsitas não podem ficar expostas a grande quantidade de água, mas também necessitam de banho. De duas em duas semanas, dê um banho de água com temperatura ambiente. Evite dar banhos longos. Quando as calopsitas são sujeitas a vários banhos, a saúde delas pode ser prejudicada. Grandes quantidades de água retiram a camada protetora da pele da ave provocando ressecamento. Esse ressecamento pode causar queda de pena.

The following two tabs change content below.

Victória Freitas

Latest posts by Victória Freitas (see all)

Comentários (5)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

Elisandra
0
Comprei uma calopsita bem nova faz uma semana, como ja se alimentava conprei uma racao propria, ontem precisei ficar o dia todo fora de casa e deixei a gaiola limpa, comida e agua fresca.Quando cheguei a noite ela estava muito estranha nao fez barsulho qdo nos viu e ficava com a cabecinha baixa, imaginei que quisesse mais comida e dei ela estava redondinha.Hoje amanheceu morta, sera que dei comida demais? Isso pode acontecer? Ela gostava mais da semente de girassol.Aguardo resposta para poder comprar outra pois meus filhos de 4 e 2 anos estao procurando pela casa toda achando q e esconde esconde eu disse que ela voou e voltou para a casa da mamae dela.Obrigada
0
Nicolas Ribeiro Moreira
0
Bom para ensinar minhas duas calopsitas
0
Nicolas Ribeiro Moreira
0
Bom muito bom
0
Elisabete Ribeiro
2
Gostaria de saber como faço p/ minha calopsita tomar banho? Ela não gosta de tomar banho. Se posso dar tapioca p/ela, pois ela gosta muito.
2
Helena
0
Muitooooooo bommm
0