Explicaki

Como Cuidar de Lírios

Por 24 de janeiro de 2012 (781) visualizações

Os lírios são flores que conquistam o gosto de muitas pessoas. Os lírios são elegantes e coloridos, o que faz com que eles sejam adequados para fazer arranjos de festas, decoração de casa ou jardim e, até mesmo, para presentear pessoas especiais. Sua simbologia tem os seguintes significados: delicadeza, majestade, inocência, nobreza e saudade. Assim como toda flor, os lírios precisam de cuidados. É importante saber o local e o tempo certo para que seu plantio tenha sucesso.  Se você deseja criar lírios para enfeitar a sua casa e jardim ou para comercializar, siga as dicas abaixo e crie plantas sadias:

Instruções

  1. 1

    Escolher local: para que o lírio cresça bonito e saudável, o primeiro passo é saber qual é o local ideal para ele viver. Você pode plantá-lo diretamente em seu jardim ou em vaso, desde que essas duas opções sigam as dicas quanto à luz necessária e ideal para a planta. Para garantir a vitalidade da planta, prefira os vasos. A planta deve ser exposta a luz solar somente em alguns horários. Os lírios devem ser plantados em terras de solo leve e altamente fértil. Caso sua terra não tenha essas propriedades, você deve preparar um vaso com areia grossa e adicionar adubo, para aumentar a produção de nutrientes.

  2. 2

    LíriosSaber a luz ideal: diferente de algumas flores, os lírios precisam de uma alta quantidade de luz. A luz é essencial para que a planta faça a fotossíntese e produza os nutrientes essenciais para sua vitalidade. A falta ou excesso da luz pode prejudicar no crescimento, podendo até matá-la. As plantas são seres vivos que, assim como nós, se não cuidarmos de forma correta, podem ficar doentes. Os lírios necessitam de luz, mas isso não significa que pode ser exposta durante o dia todo. As mudas devem evitar a os horários que a luz é muito quente ou muito forte. A exposição da planta deve ser de 7h até as 10h da manhã e de 16h às 18h, nos horários de verão.

  3. 3

    Regar: a quantidade de água que a planta necessita varia de acordo com cada tipo. Tratando-se de lírios, são plantas que geralmente se encontram nas proximidades de minas de água. Portanto, se você não tem tempo de monitorar a umidade da planta, não plante lírios. Eles devem estar sempre com a terra molhada, mas lembre-se que ela não pode ser encharcada. Evite acumular água nos pratinhos. No inverno, segue-se o mesmo procedimento. Apesar de as folhas caírem, o lírio, geralmente, não morre, pois eles são resistentes a esse tipo de clima.

  4. 4

    Continuar o plantio: quando o lírio morre é possível realizar um procedimento, mas ele não é 100% garantido. Você deve continuar regando-o durante três meses. Ao completar esse tempo, pare de regá-los, deixando que a terra seque completamente. Retire os bulbos do prato e coloque em um saquinho perfurado com brita. Depois, coloque-os na gaveta da geladeira durante quatro meses. Ao completar o período solicitado, retire-os da geladeira e plante no vaso novamente. Nos primeiros dias, deixe o vaso em lugar fresco e arejado. Leve o vaso para um lugar iluminado quando os brotos surgirem.

Comentários (6)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

suziene
3
É normal as flores do lírio amarelo ficarem com manchas escuras, meia laranja?????
3
lúcia
0
Escreva seu comentário aqui…
0
Aline
0
Obrigada pela orientação foi muito válida , vou buscar melhorar , pois meu lírio esta murcho, acredito q seja falta de agua e de luz . Att
0
Patricia Kutner
0
Ola gostaria de saber como identifico se meu lirio morreu ou não…Caiu todas as flores … Obrigada Patricia
0
Ana Paula
0
Gente estou tão chateada comprei dois lírios e as folhas murcharão e cairão e agora o que faço ??? :(
0
Ana Paula
1
Gente estou tão chateada compreis dois lírios e murcharão e cairão e agora o que faço ?
1