Explicaki

Como Desenvolver o Raciocínio Lógico

Por 16 de fevereiro de 2012 (899) visualizações

Muitas pessoas têm vontade de desenvolver o raciocínio lógico por sentirem dificuldade ou, simplesmente, para ficarem melhores nisso. Há diversas formas de fazer isso acontecer e algumas, inclusive, são muito fáceis e divertidas. O raciocínio lógico é algo muito importante e deve ser desenvolvido na pessoa quando ela ainda é criança ou adolescente. Se você não sabe como desenvolver o raciocínio lógico, leia as dicas e saiba o que fazer:

Instruções

  1. 1

    Ler e escrever: a leitura melhora a capacidade da mente para compreender muitas coisas, além de encorajar seu cérebro a pensar de forma crítica. A leitura de livros que você nunca leu antes, de jornais, revistas, periódicos ou outros gêneros faz com que seu QI aumente. Tome cuidado para não ler um livro que não esteja no seu nível e faça você perder o gosto pela leitura. Além disso, não leia algo demasiado fácil. A escrita também é uma forma e desenvolver o raciocínio lógico e um bom exercício é tentar escrever com a mão oposta, fazendo a outra parte do seu cérebro funcionar.

  2. 2

    Desenvolvendo o raciocínio lógicoJogos de estratégia: não importa se é um jogo de tabuleiro, como o xadrez, ou jogos de videogame, um jogo de estratégia sempre irá ajudar você a melhorar seu raciocínio lógico. Os jogos são uma ótima maneira de estimular o cérebro e jogos simples como o jogo da memória faz parte desta lista. Escolher jogos que você nunca jogou antes também é uma ótima dica. Além disso, as cruzadinhas, os jogos de sudoku e os puzzles são ótimos.

  3. 3

    Ouvir música erudita: estudos afirmam que ouvir música erudita (música clássica) faz com que o seu cérebro melhore em curto prazo. Ouvir músicas de Mozart antes de uma prova, por exemplo, melhora o desempenho. Fazendo isso sempre, seu raciocínio lógico irá melhorar cada vez mais.

  4. 4

    Ter uma boa alimentação: não adianta estudar, fazer testes de QI ou ouvir música clássica se você não tiver uma alimentação balanceada, rica em verduras, frutas e legumes. Muitas propriedades presentes nos alimentos ajudam o cérebro a trabalhar melhor e a desenvolver o lado lógico. Por isso, não deixe de se alimentar bem e, se necessário, consulte um nutricionista.

  5. 5

    Praticar exercícios: os exercícios aqui não são os de matemática, mas os exercícios físicos. Praticar esportes faz com que aumente o fluxo sanguíneo para o cérebro, fazendo com que os resultados sejam positivos em se falando de pensamento, raciocínio ou memória. Por isso, escolha um esporte e comece a praticar.

  6. 6

    Cuidados necessários: um dos erros de alguns iniciantes é pensar que estudar de forma exagerada desenvolve o raciocínio lógico. Porém, isso pode trazer problemas inesperados. Você deve estabelecer um bom horário de estudo, para que sua alimentação e suas horas de sono não sejam prejudicadas. Virar a noite estudando não é uma boa ideia. Além disso, não exagere nos jogos. Jogar desenvolve sim o raciocínio lógico, mas de forma exagerada pode desenvolver vícios e acabar não ajudando no que é necessário. Portanto, estabeleça metas e horários, para que tudo seja organizado.

The following two tabs change content below.

Victória Freitas

Latest posts by Victória Freitas (see all)

Comentários (3)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

edson
2
como desenvolver o raciocinio logico
2
5
Obrigada pela dica! Com certeza será muito útil
5
6
Obrigada pela dica! Com certeza será muito útil.
6