Explicaki

Como Brincar de Esconde-Esconde

Por 16 de fevereiro de 2012 (300) visualizações

Atualmente, a maioria das crianças ocupa o seu tempo com jogos na internet, videogame, televisão e, por isso, não conhecem as brincadeiras antigas, que outras crianças costumavam brincar na rua. As crianças de hoje já crescem em um ambiente propício para não desenvolverem o gosto por esse tipo de brincadeira, muito apreciado antigamente. Entre essas brincadeiras está o “esconde-esconde”, também chamado de “pique esconde”. Se você não sabe como brincar de “esconde-esconde” e quer aprender para brincar com amigos, leia as dicas a seguir e comece a brincar agora mesmo:

Instruções

  1. 1

    Número de jogadores: não existe limite para brincar de esconde-esconde. O mínimo deve ser três jogadores, mas, para que a brincadeira fique mais divertida, procure brincar com cinco ou mais jogadores e cuidado para não ficar muito cheio de gente, para que não demore tanto na hora de procurar as pessoas. Todos os jogadores já deverão saber das regras antes de começar a contagem.

  2. 2

    Brincando de esconde-escondeOnde brincar: para brincar de esconde-esconde, o melhor lugar a ser escolhido é um lugar amplo, para possibilitar a hora de correr, mas que também tenha locais que sejam possíveis esconderijos. Se não tiver um lugar amplo por perto, você também pode brincar dentro de casa, mas tome muito cuidado para não estragar os objetos ou não se machucar.

  3. 3

    O que é necessário: para brincar de esconde-esconde não é necessário um tabuleiro, dados ou objetos específicos. O que faz a brincadeira ser fácil de brincar em qualquer lugar é que só é preciso ter pessoas dispostas. Além disso, é necessário estabelecer as regras antes de a brincadeira começar, para que no meio do jogo não haja discussões. Algumas regras no esconde-esconde mudam de região para região e, por isso, conversem antes sobre as regras da brincadeira e comecem a brincar.

  4. 4

    Regras do esconde-esconde: o básico do esconde-esconde é que uma pessoa, geralmente escolhida por par ou ímpar e outras maneiras, irá contar até o número escolhido, devagar ou rápido, sem ver onde os demais estão escondendo para depois procurar e tentar achar os demais participantes. Quando esta pessoa acha outra escondida, ela deverá correr até o lugar onde estava fazendo a contagem e tentar bater primeiro dizendo “1, 2, 3” e o nome da pessoa que foi achada. Se a pessoa que estava escondida bater primeiro, ela deve dizer “1, 2, 3 salve mim”, ou outras variações, de acordo com a região. Se quem estava contando não conseguir bater o nome de ninguém, deverá contar outra vez, mas se conseguir bater o nome de um ou mais escondidos, o primeiro ou o último (dependendo da regra estabelecida antes do jogo), deverá contar.

  5. 5

    Cuidados necessários: alguns cuidados devem ser tomados na hora da brincadeira. Muitas vezes, crianças se machucam na hora de correr para o “salve”. Por isso, é preciso ter muito cuidado e, se você vir que não dará conta de chegar até lá, deixe que a outra pessoa bata ao invés de correr o risco de cair. Além disso, procure deixar as regras claras, para que não haja desentendimentos no meio do jogo.

Comentários (7)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

0
EU AMEI
0
0
EU GOSTEI
0
0
eu já sei rararar kkkkkk assim q eu entrei nesse site eu nen li
0
0
MUITO LEGAL AGORA POSSO BRINCAR DE ESCONDE – ESCONDE SEM ME PREOCUPAR COM AS REGRAS
0
quezia santos de matos
0
eu gostei e verdade guilherme
0
0
eu gostei a pesar di eu ja saber brincar disso ne kkkk mas ta de booa !!
0
adressa
0
amei
0