Explicaki

Como Ensinar a Ler

Por 20 de fevereiro de 2012 (453) visualizações

É preciso saber algumas regras quando você decide ensinar alguém a ler. Se você não seguir uma ordem que facilite as coisas, a pessoa poderá se perder durante as explicações. Além disso, você precisa ter paciência e saber que a repetição é algo muito comum nesse tipo de situação. Se você quer ensinar alguém a ler, seja criança, adulto ou idoso, as dicas a seguir o ajudarão nesse processo:

Instruções

  1. 1

    Ser paciente: a leitura não é algo que se aprende da noite para o dia. Por isso, seja paciente e saiba esperar o tempo que a pessoa precisa para entender os conceitos ensinados. Comemorar os sucessos ao longo do caminho é gratificante e você não deve desistir se algo parecer difícil ou confuso. Busque maneiras diferentes até que você encontre a melhor forma para ensinar aquela pessoa.

  2. 2

    Ensinando a ler.Avaliar o nível: antes de começar a ensinar alguém a ler, você deve saber em qual nível de leitura ela está. Uma pessoa que sabe o alfabeto, por exemplo, já está mais adiantada que uma que não sabe nem mesmo as vogais. Esta avaliação pode ser feita pedindo ao aluno para que ele leia ou escreva algo. Assim, você poderá saber por onde começar. Você deve observar o nível do seu aluno durante todo o processo de aprendizagem. Busque repetir o que ele tiver mais dificuldade.

  3. 3

    Escolher pelo interesse do aluno: o processo de aprendizado será mais gratificante para o aluno se ele estiver lidando com um assunto do qual ele gosta. Por isso, procure saber quais são os interesses dele. Se ele gosta de esportes, por exemplo, busque artigos sobre futebol, esportes radicais, entre outros. Este tipo de material é encontrado facilmente na internet. Se você está ensinando um adulto a ler, procure não trabalhar com materiais muito infantis. Busque coisas atuais, jornais, manuais, etc.

  4. 4

    Demonstrar primeiro: mostre ao seu aluno como as palavras devem ser lidas e faça isso pausadamente. Repita se for necessário e peça para que ele o acompanhe na leitura. Prefira frases pequenas no início e, se possível, com letras iguais no começo de palavras. À medida que o tempo for passando, escolha frases mais longas. Tente, ao ler, demonstrar como funcionam as pontuações, vírgulas, dois pontos, etc.

  5. 5

    Elaborar exercícios: após o estudo do dia, você deve avaliar seu aluno e saber qual nível ele já é capaz de alcançar. Elabore exercícios, faça perguntas e, se achar necessário, faça provas e avalie com notas. Isso faz com que ele se esforce para tirar notas cada vez melhores. Preste bastante atenção em seu aluno e saiba se ele consegue compreender o que está lendo ou se simplesmente lê sem entender. Isso é um problema recorrente, que deve ser resolvido ainda no começo da aprendizagem.

É importante incentivar o seu aluno com outras coisas além de papel e caneta. Passe vídeos didáticos, assistam filmes com legendas, faça aulas externas, para que ele leia as placas, por exemplo. Estudar duas horas por dia já é suficiente. Não se esqueça de elogiar quando ele acertar os exercícios pedidos por você.

The following two tabs change content below.

Victória Freitas

Latest posts by Victória Freitas (see all)

Comentários (2)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

0
INTERESSANTE EU NAO TENHO PCIENCIA DE INSUINAR MINHA FILINHA ESSAS DICAS ME AJUDARAO MUITO.
0
0
COMO FAÇO PARA RECEBER OS LIVROS?
0