Explicaki

Como Melhorar a Dicção

Por 3 de dezembro de 2011 (607) visualizações

A dicção está ligada ao processo da fala, é a maneira com que a pessoa articula as palavras e as letras presentes em uma oração. Professores, jornalistas, cantores e palestrantes são exemplos de pessoas que utilizam a fala profissionalmente, ou seja, sem a fala, eles não poderiam desenvolver o trabalho por completo, fazendo bem. Essas profissões exigem de seus profissionais uma dicção perfeita, para que eles possam falar com o público sem que este fique disperso ou passe a prestar atenção e um defeito na fala do profissional. Uma boa dicção é a pronúncia clara e correta das palavras, sem que nada atrapalhe física ou psicologicamente. Se você deseja melhorar sua fala e melhorar seu discurso em público, leia as dicas abaixo:

Instruções

  1. 1

    Analisar qual é a sua dificuldade: não existe apenas um tipo de problema de dicção. A fala é constituída por vários processos e os problemas podem variar de pessoa para pessoa. Então, antes de saber qual é a técnica que deve ser usada para melhorar, veja qual é o defeito em sua dicção. Sentir dificuldades em pronunciar algumas letras, como R ou L no meio da palavra, ou R e S no final das palavras são exemplos de problemas comuns de dicção. A gagueira é outro exemplo que aparece bastante nos consultórios de fonoaudiólogos.

  2. 2

    Melhorando a DicçãoFortalecer os músculos: um dos recursos utilizados para melhorar a dicção é fortalecer os músculos que estão envolvidos no processo da fala. Para isso, há alguns exercícios específicos, indicados para pessoas que têm essa dificuldade. Você pode treinar ler textos em frente ao espelho, morder uma rolha de vinho ou uma caneta e continuar a leitura. Faça esse exercício durante 20 minutos e depois fale durante 10 minutos as letras do alfabeto, ainda com o objeto na boca.

  3. 3

    Praticar exercícios com as letras: para melhorar a dicção, é preciso trabalhar com as letras, pois são elas que são pronunciadas, formando as palavras. Se não pronunciamos corretamente as letras, a comunicação pode sofrer ruídos de diferentes níveis. Portanto, pratique exercícios diários com as letras. Se você sente dificuldade de pronúncia, fale repetidamente sílabas contendo os encontros “pr” e “fl”, até que elas saiam normalmente. Busque praticar encontros vocálicos que você sente dificuldade.

  4. 4

    Respirar: a fala envolve vários sistemas do corpo. Qualquer coisa que estiver interligada com ela pode causar ruídos. Quando for falar, respire profundamente e mantenha a respiração em ritmo lento e constante. Se a respiração é feita de forma incorreta, o locutor pode perder o fôlego no meio do discurso e isso pode atrapalhara dicção. Se para estudar você deve ter uma boa postura, para falar também se deve manter uma boa postura. Portanto, você deve fixar os pés no chão, manter a coluna reta e cabeça erguida. Estes gestos permitem com que a voz saia clara, não fique abafada e seja compreendida pelos receptores. Falar é um exercício diário que deve ser levado a sério. Uma fala com falhas de dicção é cansativa e torna-se mais difícil captar a atenção e entendimento dos ouvintes.

The following two tabs change content below.

Victória Freitas

Latest posts by Victória Freitas (see all)

Comentários (0)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.