Explicaki

Como Ensinar uma Criança a Ler e Escrever

Por 16 de dezembro de 2011 (769) visualizações

Quanto mais cedo uma criança aprender a ler e a escrever, melhor. O gosto pela leitura deve ser trabalhado desde cedo. A leitura ativa a imaginação e permite com que as pessoas tomem conhecimentos amplos, em busca do domínio de diferentes assuntos. Quanto maior for a prática da leitura, maior será a desenvoltura da escrita da pessoa. Ensinar as duas técnicas juntas ajuda na memorização das letras. Se você deseja ensinar a seu filho a ler e a escrever, leia as dicas abaixo e facilite o caminho dele até o início da vida escolar:

Instruções

  1. 1

    Mostrar todas as letras do alfabeto: as letras do alfabeto são a base da leitura e da escrita. É através de letras que se formam palavras. Para que ela aprenda o alfabeto, você poderá comprar brinquedos didáticos voltados para esta finalidade. As letras de plástico são bem baratas e ajudam bastante na hora de ensinar. Treine uma hora por dia, até que ele aprenda aos poucos e saiba diferenciar uma letra da outra. Repetição e associação são as chaves para o aprendizado rápido.

  2. 2

    Diferenciar vogal e consoante: a maioria das palavras é composta de vogal e consoante. Mostre ao seu filho quais são as vogais e quais são as consoantes. Explique como são gerados os sons em conjunto. Tente fazer as explicações por meio de historinhas, de comparações, de associações, etc. Leia pausadamente cada som e peça para que a criança repita. Tenha paciência, pois o seu filho não teve contato com isso antes e ele pode demorar a aprender. Muitas vezes a impaciência de quem ensina atrapalha o processo.

  3. 3

    Ativar a escrita: antes de começar o ensino da escrita, ensine como se deve pegar o lápis e como deixá-lo firme na mão da criança. Depois, peça para que ela escreva no papel as letras aprendidas. Deixe-a escrever em folhas totalmente brancas e, depois, passe a comprar cadernos pautados. Em cada página escreva uma letra do alfabeto, peça-o que repita a letra até o final da folha, copiando a forma e o espaço que foi utilizado pela primeira letra que foi escrita por você. As pautas irão ajudá-lo a visualizar e ter dimensão de espaço.

  4. 4

    Não reprimir a criança: o processo de escrita e leitura são processos gradativos. Quanto maior for a prática, mais rápida será a aprendizagem. Tenha calma e não reprima a criança quando ela cometer erros. No início, não se preocupe com regras gramaticais e com a fluência. É normal que crianças, no processo de aprendizagem, leiam as palavras em sílabas separadas. Não se preocupe com isto inicialmente. Depois que ela gravar o som, torna-se mais fácil corrigi-la, sem provocar confusões.

  5. 5

    Investir em materiais didáticos: atualmente, existem diversos livros infantis que ensinam de forma divertida e interativa. Alguns disponibilizam CD-ROM, que ensinam através de brincadeiras e músicas, ajudando no processo de aprendizagem. Lembre-se: eles não podem ser usados como base, ou seja, não bastam somente joguinhos para aprender. Primeiro ensine e depois deixe a criança para praticar.

     

Comentários (23)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

herculano
0
gostei do comentario. eu vivo em mocambique e o meu filho tem sei anos e esta no segundo ano.
0
michele
5
Olá tenho um filho de 8 anos que está na primeira série do segundo ano, ele não sabe ler e eu gostaria muito que me enviassem alguns exemplos de atividades de alfabetização de português e alguns métodos para ensinar a criança a ler. Não tenho muita paciência, me ajudem!!!
5
olga
1
Olá tenho um filho de 7 anos que está na primeira classe E VIVO EM MOCAMBIQUE , ele não sabe ler e eu gostaria muito que me enviassem alguns exemplos de atividades de alfabetização de português e alguns métodos para ensinar a criança a ler. Não tenho muita paciência, me ajudem!!!
1
miriam pires
1
Gostei muito das dicas me ajudadou, pois aqui onde moro sem querem, eu acabo ajudando as pessoas e chegou um menino aqui no meu salão e conversando com ele ele me contou que pela dificuldade da vida teve que se mudar varias vezes, e não conseguiu aprender a ler e nem a escrever isso me comoveu e eu propus a ajuda-lo, muito obrigada pela dica ontem foi seu primeiro dia de aula aki em São José dos campos. Deus abençõe a todos.
1
vanessa
0
meu sobrinho tem 11 anos e não sabe ler,,quero ensinar ele e preciso de varias dicas,,,essas ajudam,,muito obrigada,,mas se possível coloca mais dicas,,bjusss
0
OSVALDO NETO
1
EU GOSTARIA Q VC MONSTRAR JEITO MAIS FACIO DEU ENSINAR PARA ELE.A JUNTAR LETRAS
1
0
Gostaria de ajudar, como ensinar um adultos a ler e escrever, preciso de atividades, dinamicas e ate jogos me ajudem por favor
0
cristiane
1
boa tarde, muito bom suas dicas, gostaria que vc me ajuda-se minha filha tem 8 anos, ela ja conhece as letras, ja sabe ler muito bem, porem ela escreve do jeito que ela ler,por exemplo, falamos para ela esse e o seu pai, ai ela escreve esse e u seu pai,ou entao falamos e, e ela escreve com i, me ajude por favor, me de dicas d jogos, brincadeiras, musicas e etc
1
Rosilene
1
Boa noite eu tenho um filho completou 9 anos no mês abril de 2013 e tem muita dificuldade de ler e escrever ele conhece as letras mas não consegue juntar,as vezes quando sento com ele p/ ler algo ele transmite incapacidade vai saindo de fininho ai eu perco a paciência e paro por ali mesmo,por favor essa dicas são ótimas mim diz o que devo fazer p/ ajuda-lo.
1
ney
0
meu fillo tem 11 anos estuda na apae não le mas ditando ele escreve oque faço obrigado
0
jack
0
Boa tarde! Eu tenho um filho de 6 anos ,ele tem preguiça de ler ,tudo que eu leio para ele ,o mesmo tenta memorizar para nao ter que ler,quando eu pergunto oque esta escrito dai ele fala, mas quando eu falo para mostrar ele nao sabe…nao sei oque fazer …ele esta na escola no 1 ano e a professora falou que ele é muito inteligente ,o problema dele que ele nao sabe ler e tem preguiça de aprender …sera que podem me ajudar? Obrigada …
0
maria jose da silva
-1
gostaria muito de alguns métodos práticos de como ensinar ler e escrever..metodologias que desse resultado e até mesmo trabalhos já colocados em práticas e vídeos aulas..obrigada
-1
maria jose da silva
0
gostaria q mim enviasse alguns vídeos ..como ensinar a ler e escrever.obrigada..
0
wescley ferreira
0
minha filha tem uma dificuldade muito grande com as consoantes se poderem me ajudar nessa missão vou ficar muito grato!!
0
julia
0
Ola minha filha tem 6 anos esta no 1°anoo do fundamental nao consegue nem escrever o nome todo ainda e o detalhe ela estuda desde os 3 anos e eu sempre to ensinando ela eu leio uma palavra e depois mando ela ler a mesma ai ela fala que ja esqueceu é uma luta ensinar o dever ela, nunca presta atençao nao sei mais o q eu faço, se alguem puder me ajudar…bjsssss
0
mariana dos santos flausino
0
Meu filho tem 3 anos queria en
0
mariana dos santos flausino
0
Meu filho tem 3 anos queria ensinar ele ja a escrever as letras os numeros qual e o melhor geito que eu faco isso pois ele demonstra falta de interesse o qque eu posso ta fazendo
0
nkengue
0
Gostei do comentário, tenho um filho de 6 anos e preciso de material para mais facilmente, ensina- lo a ler e escrever.
0
nkengue
0
foi bom, ler isto mais preciso de mais dicas. obrigada!
0
Giselle Carvalho Da Costa
0
Oi eu gostaria de uma ajuda meu filho tem 5 ano e ainda nao sabe nada na outra escola que ele teve ele e seus amiguinhos so. Brincavam assistinhao desenho e dormiam mais nada e meu filho tem problema com a fala a pediatra me contou que e normal ele fala assim o nome dele e victor e diz meu nome e dictor o nome da irma dele e livia ele diz onome da minha irma e lidia perto da nossa casa tem a loja havan e diz que e hajan o por ai vai sera que e mesmo normal eu tenho medo que meu filho sofra preconceito na escola crianca da idade dele fazem e eu tenho medo por favor me ajudem.
0
Ernesto sechene
0
Oi pessoal para quem vive em mocambique, pode me contactar sou experiente na area de educacao e ja faco 7 anos a trabalhar com esse tipo de criancas. Aguardo por voces Abracos
0
ana maria cardoso da silva
0
gostei muito da matéria publicada,vai servir muito para os pais ,alunos e educadores
0
andreia
0
Gostaria muito de poder ajudar meu filho a ler,nao sei como fazer n sei por onde comeco vcs podem me ajudar por favor.
0