Explicaki

Como Hidratar Roupa de Couro

Por 11 de novembro de 2011 (597) visualizações

O couro é uma linda peça que faz parte de qualquer guarda-roupa e que também é um lindo complemento para decorar a casa, mas, com o tempo o couro vai perdendo o brilho e a vivacidade, o que acaba deixando a peça feia e ressecada, sendo necessária uma boa hidratação para deixá-lo bonito novamente. Além de hidratar o couro constantemente, é importante também manter sua hidratação, cuidando do couro para evitar seu ressecamento e desgaste, ajudando para que a peça dure por muito tempo e continue bonita.

Instruções

  1. 1

    Cuidados com as roupas de couro: Além de hidratar as roupas de couro, também é preciso ter certos cuidados com elas. Todo cuidado começa na hora de guardar as peças no guarda-roupa, sempre tendo em mente que peças de couro necessitam de ventilação e por isso não podem ser armazenadas em sacos plásticos. A falta de ventilação pode gerar a descoloração do couro e o aparecimento de mofo. Procure pelo menos uma vez por mês retirar a peça de couro do armário e deixá-la ventilando ao ar livre em uma área com sombra, tal atitude é importante para evitar que a peça fique com marcas de cabide nos ombros.

  2. 2

    como hidratar couroDicas para hidratar o couro: Existem várias formas diferentes para tratar o couro, cada uma para um tipo de peça ou uso,  fato este que torna interessante a experimentação do que é melhor para cada coisa.

    Uma das formas utilizadas para hidratar os sapatos e as demais peças de vestuário é o uso de ceras incolores, que podem ser líquidas ou pastosas, que devem ser passadas por todo  a peça com ajuda de um pano limpo e macio para evitar o problema de riscar as peças, em seguida tire o excesso com outro pano seco ou com toalha de papel . Tal técnica ajudará a hidratar e a proteger a peça por um tempo, sendo necessário repeti-la sempre que se achar necessário.

    Para hidratar jaquetas de couro é necessário vaselina líquida  e um pano macio para espalhá-la sobre a peça . Em seguida passe um pano seco para retirar o excesso do produto da roupa depois de meia hora para que o couro tenha tempo de absorver a vaselina. Outras peças como cintos, sapatos, bolsas, pastas e botas podem ser hidratadas usando a mesma técnica.

    Outra técnica é passar uma esponja macia umedecida com óleo de amêndoas, que deve ser passada por toda a superfície da peça, em seguida passe um pano úmido por toda área da peça em que o óleo foi passado para retirar o excesso, por fim, passe um pano seco para lustrar a peça e retirar todo o resto de umidade e de produto remanescente.

Siga estas dicas sempre que for necessário, caso a peça de couro esteja suja, não tente lavá-la em casa da maneira convencional, leve a peça à uma lavanderia especializada para evitar que a mesma estrague. Outro cuida interessante para se ter com a peça de couro é evitar que o local onde ela está armazenada não fique exposta a umidade, para isso pendure pequenas peças de cedro penduradas em ganchos para ficarem perto das peças de couro, o cedro ajudará a absorver toda a umidade do armário e evitará que a peça estrague.

The following two tabs change content below.

Fernanda Gomes

Latest posts by Fernanda Gomes (see all)

Comentários (4)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

jose milton
1
foi a melhor explicação que tive.me ajudou bastante
1
mariarita
0
muito bem chei muito eficaz
0
Cláudia
0
Escreva seu comentário aqui…
0
Rachel Mattoso
1
Deixei minhas luvas de couro no armário proximo ao “Antimofo SECAR” e elas encolheram de tamanho. Existe uma maneira de hidratá-las para voltarem ao tamanho normal?
1