Explicaki

Como Ser um Bom Professor

Por 8 de outubro de 2011 (155) visualizações

Ao contrário do que as pessoas imaginam, ser um bom professor não é uma tarefa fácil, pois exige muito do próprio educador para que ele consiga, além de conquistar a confiança e a atença de seus alunos, transmitir-lhes e trocar conhecimento. É importante frisar que, apesar de não ser algo fácil e levar algum tempo de experiência, qualquer pessoa que realmente queira pode tentar se tornar um bom professor e dar o melhor de si em sala de aula, para isso é preciso prestar atenção em seus alunos e na forma com a qual você os trata. Seguem algumas dicas básicas que irão lhe ajudar nesta tarefa.

Instruções

  1. 1

    Preste atença em seus alunos: Alguns educadores têm o hábito de entrar na sala, abrir o livro, cuspir conteúdo e depois sai, sem fazer qualquer pergunta ao alunos ou criar laços entre eles. Todos já tiveram professores assim e ninguém gostava desse tipo de atitude. Portanto, este é um dos primeiros passos para se tornar um bom professor: preste atenção em seus alunos.

    O professor não é um ser superior, ele deve criar um laço afetivo e de conhecimento com seus alunos, tentando conhecê-los melhor, observando seu comportamento para determinar se há algo errado, esclarecendo suas dúvidas e estando a disposição deles frente a algum problema. Assim o professor terá uma base para determinar a melhor forma de transmitir e trocar o conhecimento da aula com seus alunos.

  2. 2

    Experimente coisas novas: Nem todo aluno ou turma são iguais, justamente que alguns deles tem problemas com aprendizagem de determinada forma. Desta maneira é interessante que o professor experimente novas formas de ensinar a matéria, procurando formas mais dinâmicas, divertidas e interessantes para transmitir o conhecimento desejado. Ao experimentar novas formas de ensinar, o educador conseguirá descobrir qual o melhor método para determinada turma, facilitando assim o entendimento da matéria e promovendo um bom aprendizado e prazer de ir à escola.

    Experimente um jogo diferente, uma brincadeira que envolva o conteúdo da matéria ensinada, jogos de tabuleiro, maquetes, trabalhos manuais, em grupo, em sala, debates e tudo mais de interessante que surgir para determinar o melhor método de ensino.

  3. 3

    Conquiste a confiança dos alunos: Educadores que conseguem conquistar a confiança de seus educandos conquista também sua atenção. Uma forma de conquistar a confiança é conversando com eles sem julgá-los, prestando atenção em seus problemas, se está se comportando de uma forma atípica e também com o tempo. Isso pode demorar, mas nunca desista de um aluno, se ele é levado, isso pode querer dizer que ele tem problemas e que precisa da sua ajuda para incentivá-lo

O professor deve atuar como um facilitador no processo de aprendizagem, para que assim os educandos não tenham problemas na hora de aprender. Uma sala de aula trabalha com um processo de troca, no qual aluno e professor trocam conhecimentos entre si, não só o professor tem algo a oferecer, ele também pode aprender muito com sua turma, por isso deve sempre estar disposto a ouvi-los e levar em consideração suas opiniões, sugestões e comentário.

The following two tabs change content below.

Fernanda Gomes

Latest posts by Fernanda Gomes (see all)

Comentários (0)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.