Explicaki

Como Fazer uma Síntese

Por 31 de agosto de 2011 (840) visualizações

Para muitos estudantes, universitários e até autores principiantes escrever uma síntese pode ser uma atividade difícil e complexa. E na prática é muito fácil desde que algumas regras sejam seguidas à risca.

A síntese nada mais é do que a exposição de um texto de forma clara, sucinta, concisa. Pode ser de um livro, filme, uma crítica sobre determinado artigo e textos acadêmicos. Mas a prática na composição de uma síntese não muda independentemente do assunto em questão.

Instruções

A condição principal para uma boa elaboração de uma síntese é a total compreensão do texto. Com este domínio, podemos partir para algumas orientações fundamentais.

  1. 1

    Procure escrevê-la utilizando suas próprias palavras. Nada de cópias ou citações desnessárias e não use as ideias contidas no texto original. Lembre-se que a síntese é uma apresentação da obra em questão, mas deve ser escrita de forma resumida, breve e contendo apenas as informações indispensáveis.

  2. 2

    Mantenha total fidelidade à criação do autor. Respeitando o conteúdo e evitando comentários de sua autoria sobre determinadas passagens contidas no texto. Inicie com uma leitura minuciosa do texto buscando absorver a ideia principal do autor, as passagens mais marcantes e para facilitar seu trabalho, sublinhe ou faça marcações destes trechos.

    Este procedimento poderá ajudá-lo na construção do seu próprio texto, sem que necessariamente precise copiá-lo e sim, criá-lo.

  3. 3

    Na introdução do seu texto deve constar a apresentação do tema, o nome do autor e alguns fatos que identifiquem a obra, mas sempre com suas próprias palavras.

  4. 4

    Escrevendo SínteseTratando-se de uma síntese, não existe a obrigação de seguir exatamente a ordem das ideias expostas, mas é preciso coerência no relato dos acontecimentos e de forma alguma se deve alterar a autenticidade da obra, ou seja, é preciso respeitar o real significado do que foi escrito pelo autor. Outra recomendação para se redigir uma síntese com eficiência e que preencha as necessidades dos interessados é conduzi-la sempre na terceira pessoa, mantendo a clareza e a concisão. Evite redigi-la na primeira pessoa. Lembre-se sempre que a síntese é o “cartão de visitas” de uma determinada obra, que despertará o interesse das pessoas para o texto original.

  5. 5

    Mantenha seu próprio estilo ao escrevê-la, priorizando a clareza, a coerência e a brevidade. Em hipótese alguma as sínteses devem ser longas, pois podem provocar um efeito contrário. O desinteresse dos leitores. Ficando assim, seu trabalho totalmente prejudicado.

Redigir uma síntese, como afirmamos aqui, pode ser e sempre será um trabalho simples se levarmos em conta a total disposição de quem irá escrevê-la buscando inicialmente a total compreensão do texto, uma leitura atenta e observadora, captando a ideia central da obra e, com suas palavras, sucintamente apresentá-la de maneira eficaz trazendo os elementos fundamentais do texto.

Comentários (7)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

Elaine
8
É muito legal esse site me ajudou muito. obrigada
8
Felipe Melo
1
Muito bem esclarecido e muito bem acatado. Bacanérrimo este site. Explica muito bem.
1
naide pina
3
vou tentar seguir a explicação. muito boa muito obrigada
3
EDNA
4
ótimas dicas.. me ajudou bastante a compreender…
4
conceicao
0
Fiquei esclarecida, obrigado.
0
João Bernardo de Figueiredo Filho
0
Excelentes orientações para a produção de uma síntese. Obrigado!
0
Scarlet
0
Obrigada ta muito difícil fazer uma síntese mais vou seguir as dicas .
0