Explicaki

Como Avaliar um Aluno

Por 26 de julho de 2011 (298) visualizações

Avaliar um aluno pode ser uma tarefa complexa, pois não envolve apenas provas e testes, uma boa avaliação engloba muito mais do que isto. Cada escola impõe seus próprios meios de avaliação como, por exemplo, com provas trimestrais ou bimestrais que podem ter seus resultados somados com as notas de testes ou trabalhos feitos em sala para que a média de tais notas seja obtida. Entretanto, nem sempre esta nota pode corresponder realmente aos conhecimentos do aluno.

A avaliação serve para determinar o quanto o aluno sabe sobre determinado assunto ensinado em sala de aula, é comum que tais conhecimentos sejam avaliados através de provas com perguntas discursivas ou de múltipla escolha, as quais o aluno deve responder corretamente, tal nota desta prova pode ser somada com a nota de um teste ou trabalho dado em sala anteriormente para formar uma média que será a nota final. Portanto, duas notas somadas que são divididas por dois. Para alguns este processo não é justo, isto porque o jovem que sabe a matéria pode não estar se sentindo bem ou nervoso no momento da avaliação e isto acaba prejudicando o seu resultado final.

como avaliar um alunoMuitas pessoas já passaram por esta situação de não se sentir bem e não conseguir fazer a prova mesmo sabendo a matéria, na maioria das vezes o professor conhece o potencial do aluno, sabe que ele estuda e entende bem a matéria, mas não pode fazer nada porque só usam os resultados da prova e do teste.

Visto isso, a melhor forma de avaliar o aluno é no dia a dia, procure desenvolver atividades diárias em sala com os alunos para verificar se eles realmente estão entendendo a matéria e seu nível seu nível de entendimento. Dessa forma, além de ajudar nos estudos do aluno será mais fácil verificar se os mesmos compreendem a matéria e a partir daí avalia-lo e gerar uma nota final ao término do semestre.

Cada professor pode desenvolver uma técnica diferente de fazer esta avaliação dependendo da disciplina que ele leciona. Alguns professores gostam de trabalhar com o sistema de palestras, onde os próprios alunos se dividem em grupo e desenvolvem apresentações ao longo das aulas a respeito das matérias. Enquanto outros gostam de passar exercícios, com algumas questões referentes ao conteúdo. Há também o método debate, onde o professor organiza seus alunos em um círculo e passa a conversar sobre a matéria, assim, cada aluno se sente mais confortável para dizer o que acha e o que sabe sobre o assunto, dessa forma será possível terminar o que cada jovem sabe e suas dúvidas a respeito do assunto.

Portanto, para que uma boa avaliação de um aluno seja feita é preciso unir as impressões diárias a respeito dos conhecimentos do aluno junto com os testes e provas obrigatórios exigidos pela escola, assim o processo de avaliação poderá ser considerado mais justo, com isso a nota final poderá demonstrar o conhecimento real do aluno, sem haver problemas com indisposições ou “decorebas” nas provas e testes. Mas para que isto tudo dê certo o professor deve ficar mais próximo ao aluno, entendendo seus problemas e frustrações, assim ele se sentirá mais confortável para recorrer ao professor sempre que for necessário.

The following two tabs change content below.

Fernanda Gomes

Latest posts by Fernanda Gomes (see all)

Comentários (0)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.