Explicaki

Como Fazer uma Sinopse

Por 24 de julho de 2011 (683) visualizações

Não é tão simples criar uma boa sinopse. O autor da sinopse deve, além de atentar para os pontos e características principais que a envolve, evitar desvios e envolver e seduzir o leitor. Apesar de muitas pessoas saberem bem como fazer uma sinopse, ainda existe quem tem dúvidas e muitas delas podem ser esclarecidas aqui.

Instruções

  1. 1

    Características: A sinopse é um recurso bastante utilizado em TV, cinema e no campo da literatura. A função da sinopse é apresentar ao futuro espectador ou leitor o tema de uma história que se pretende contar. Porém, a sinopse não deve contar o fim da história, apenas falar sobre o tema principal.

    Características da SinopseSuas principais características são: Contar o tema principal da história; caracterizar alguns ou todos os personagens; contextualizar e explicar qual o tom da narrativa. Assim, a sinopse apenas aponta os fatos marcantes da trama, seja de um filme ou de um livro, mas não apresenta suas consequências e seus resultados.

    Falar que a sinopse deve dar o tom da narrativa é deixar com que isso se faça através do estilo com que a história é escrita, de drama à comédia.

  2. 2

    Resumo ou Sinopse: Muitas pessoas confundem sinopse com resumo, porém, eles são bastante diferentes. O resumo tem como base resumir alguma história, seja de um livro, de um texto ou de um filme, ou seja, falar de algo de uma forma mais resumida, rápida, isto é, retirar as partes que não têm muita importância na história, deixando apenas as partes mais marcantes.

    A sinopse, por sua vez, se difere no fato de poder ser mais livre que o resumo. A sinopse dá liberdade para quem a faz de apresentar a obra ao leitor. Quem escreve a sinopse pode informar a parte que quiser da história, sem deixar, é claro, que as pessoas saibam o desfecho. O autor da sinopse pode fazer com que o leitor ou espectador tenha desejo de ver a coisa, ou fique em alerta.

    A sinopse pode ser considerada um resumo, mas o resumo não é uma sinopse.

  3. 3

    Como Fazer uma Sinopse:Como Fazer um Sinopse Fazer uma sinopse não é tão difícil quanto pode parecer para alguns. A principal característica que a sinopse deve ter é algo para fazer o receptor se conectar com a história que irá começar a ver ou ler, pois a sinopse tem como principal função induzir um leitor a querer ler um livro. Apesar de a capa ser o primeiro contato visual, a sinopse é que irá dar maiores informações sobre a história.

    Antes de começar a fazer uma sinopse, é recomendado que se faça um pequeno resumo do livro ou do filme sobre o qual a sinopse será feita. Nesse resumo deverá conter os pontos altos da história em questão. Durante a sinopse é comum que costumem colocar perguntas para que aguce a vontade do leitor de querer descobri-las através da história.

    Os receptores costumam gostar de sinopses que deixam dúvidas para serem descobertas somente com a leitura da história. A sinopse não pode revelar o fim da história, mas pode falar as características dos personagens, bem como a atmosfera em que estão envolvidos.

The following two tabs change content below.

Victória Freitas

Latest posts by Victória Freitas (see all)

Comentários (9)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

sandra maria
1
Página inicial » Educação e Referência » Como Fazer uma Sinopse Como Fazer uma Sinopse
1
cesar
1
etamo istudANo aki no escola cesar alencastro
1
janaina vieira
1
estamo aqui nesse mumento tentano instuda. Bruno aprendi a inscrever.kkkk
1
Paulo
1
Muito obrigado! gostei de mais.. =D
1
cristina
3
excelente o texto sobre sinopse
3
Eduardo coelho
-1
Reparem que na linha fina do seu artigo vc diz que escrever uma sinópse NÃO é tarefa fácil, mas ao final vcs dizem que é.
-1
natalia
0
- Não Gostei Desse Site ! :’(
0
kaio
1
puxa muito uma legal
1
kaio
2
gostei muito
2