Explicaki

Como Fazer uma Resenha de um Livro

Por 23 de julho de 2011 (393) visualizações

Fazer uma resenha de um livro pode parecer bastante complicado para algumas pessoas. Porém, existem alguns passos importantes que, se seguidos corretamente, podem facilitar muito na hora de realizar esta tarefa.

A facilidade para fazer uma resenha de um livro varia de uma pessoa para a outra, mas quem tem dificuldade pode tentar tornar isso mais fácil praticando sempre que puder. O treinamento com repetição é uma das melhores formas de se conseguir um resultado satisfatório. O melhor é começar com um livro menor e ir aumentando à medida que o tempo for passando.

Instruções

  1. 1

    A resenha de um livro é uma das resenhas que podem ser consideradas longas e seu tamanho depende sempre do tamanho do livro em questão. Normalmente, as resenhas de livros têm de 15 a 20 páginas. Por esse motivo, é recomendável que a resenha tenha um sumário para guiar o leitor, bem como que ela seja estruturada com capítulos, seções, subseções, etc.

    A resenha deve ser divida em três partes principais. São elas: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Durante estas três partes, podem ou não existir subdivisões, as quais facilitam a leitura, depende do autor da resenha.

  2. 2

    Antes de começar a resenha de um livro, é crucial que a leitura do livro já tenha sido feita. É recomendável também que, durante essa leitura, seja feito um fichamento, alguns tópicos com as partes mais importantes do livro considerados pelo autor da resenha. Assim, após a leitura do livro, a consulta se torna mais fácil, para uma eventual citação.

    Além disso, é importante conhecer o autor do livro e suas demais obras, para saber mais sobre o seu estilo, pesquisar demais livros relacionados com o tema principal desse livro, para que a resenha tenha boas fontes e informações.

  3. 3

    O início de uma resenha de livro deve situar o leitor do assunto que está sendo abordado. O autor da resenha, portanto, deve informar nesta parte certos fatores como: informações sobre o autor e o tema principal, qual a relevância deste tema, o método a partir do qual o autor se orientou para fazer a resenha, entre outros.

    A descrição do assunto compreende a apresentação resumida de certas ideias, principais e secundárias, as quais sustentam o pensamento do autor do livro. Com este resumo, o leitor irá se situar para a que a continuação da leitura não seja repleta de dúvidas.

  4. 4

    Durante o desenvolvimento da resenha de um livro, mais informações sobre o autor, sua obras ou obras relacionadas podem ser resolvidos. O tema central do livro deverá ser analisado a partir do ponto de vista de quem está fazendo a resenha. Algumas opiniões pessoais podem ser relatadas durante o texto também.

  5. 5

    A conclusão deverá apresentar a síntese das principais ideias e reflexões relatadas durante todo o texto anterior. Isso irá fixar o pensamento do autor da resenha quanto ao livro e às informações relacionadas.

Além das dicas anteriores, é importante que ao final tenha referências bibliográficas e, quando solicitados, os anexos.

Comentários (4)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

0
OLA,MEU NOME E RAFAELA, TENHO 19 ANOS,SOU ESTUDANTE,PRETENDO ME FORMAR NA UFMG. AGORA QUE APRENDI A FAZER UMA RESENHA DE UM LIVRO DE 245 PAGINAS ESTOU INDO MUITO BEM NA PROVA COM A AJUDA DO CITES DA INTERNET. OBRIGADA!!!
0
0
Escreva seu comentário aqui…
0
Henrique
0
te amo (ju) <3
0
Jullyana
0
Tambem te amo muito meu Gatinho (Henrique) <3
0