Explicaki

Por que Estudar Química?

Por 20 de julho de 2011 (442) visualizações

A química é uma das matérias mais rejeitadas no ambiente acadêmico, isto porque muitas pessoas a acham muito complicada e difícil, situações estas que fazem as rejeitarem a química. Mas se cada um prestar um pouco mais de atenção eles vão perceber que a química também tem sua importância para ser aprendida.

Esta disciplina estuda as substâncias e suas variações, englobando o estudo de sua composição e propriedades. Dessa forma, a química está presente em vários momentos e aspectos de nossas vidas, até em simples brincadeiras de criança a química pode ser encontrada.

Em nosso dia a dia nas atividades mais corriqueiras como escovar os dentes, onde elementos químicos foram misturados de forma que consigam limpar e tratar os dentes utilizando flúor e abrasivos, nos cremes e shampoos que usamos para o cabelo que combinam substâncias variadas para tratar nossos cabelos e ainda podemos usar a química em produtos de limpeza que são utilizados especificamente para cada tipo de limpeza e assim a composição química de cada produto é combinada de acordo com a sua utilidade. Até na hora de fazer a comida a química está presente, nos mostrando o ponto de fervura dos alimentos, seu ponto de congelamento, o que acontece se misturamos tais produtos e assim por diante, até os alimentos podem conter elementos químicos que são utilizados para provocar sensações diferentes como explosões, sensação de frescor, de aquecimento, entre outros.

Os estudos e desenvolvimentos da química também estão presentes na medicina, com o desenvolvimento de medicamentos ao desenvolver a melhor combinação de substâncias para determinado problema.

Até nas brincadeiras mais banais de crianças e adolescentes a química está presente. Quem nunca misturou uma bala mentos no refrigerante de cola e ele explodiu? E a tão famosa bomba fedorenta? Muitos meninos adoram criar esta bomba para jogar no pátio da escola, mas nem se dão conta que também estão usando conhecimentos químicos para isso tudo. As reações dos elementos químicos provocam tais explosões e cheiros.

A química além nos ajudar a entender melhor os elementos comuns que encontramos no nosso dia a dia também nos ajuda a compreender e nos prevenir contra a radiação e suas variantes, demonstrando como seus tipos funcionam e atuam no nosso corpo e também nos oferece alternativas de como nos prevenir e evitar a exposição a tais radiações, ajudando dessa forma a prevenir problemas.

Portanto, a química pode ser mais interessante e importante do que as pessoas imaginam, tudo no mundo em que vivemos se utiliza da química de alguma forma e entender como a matéria funciona e como se desenvolvem suas variações é importante para que não fiquemos expostos a perigos desnecessários como radiação e afins. A química está em tudo, por isso é importante estuda-la e compreendê-la nem que seja só em seu nível mais básico.

Referências:

http://www.brasilescola.com/quimica/por-que-estudar-quimica.htm

http://www.webartigos.com/articles/16866/1/Por-que-estudar-Quimica/pagina1.html

The following two tabs change content below.

Fernanda Gomes

Latest posts by Fernanda Gomes (see all)

Comentários (2)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

cristiane
0
Ola fazendo quimica posso fazer pós em saúde para a area medicamentosa elimino materias?
0
nathalia
0
Por que o estudo da quìmica e importante?
0