Explicaki

Falta de Ar na Gravidez é Normal?

Por 12 de julho de 2011 (438) visualizações

Durante a gravidez cada mulher sente alterações diferentes, algumas têm muitas náuseas, vomitam, apresentam corrimento vaginal ou sentem muitas tonturas, mas estre estes sintomas atípicos pode ocorrer também à falta de ar, que se deve ao aumento do útero e também ao aumento da frequência respiratória que a gestante pode apresentar, normalmente deitar de lado e ficar um bom tempo de repouso alivia esta sensação de falta de ar. Portanto esta sensação é normal, entretanto, se ele for associado a outros sintomas como tosse, febre e inchaço pode ser sinal de doenças ou respiratórias mais graves.

Conforme o útero aumenta de tamanho ele começa a comprimir o diafragma contra os pulmões, causando assim a sensação de falta de ar. O problema pode incomodar muito, principalmente após a gestante fazer algum esforço físico, como subir escadas ou andar longas distâncias.

Falta de ar na gravidezA falta de ar é um problema que surge quando o cérebro recebe o sinal de que a quantidade de oxigênio existente nos tecidos não é o suficiente para a sobrevivência das células não é o suficiente ou quando a quantidade de CO2 está alta.

Esta falta de ar não gera problemas para o bebê, seu suprimento de oxigênio não fica prejudicado, isto porque durante a gravidez o sistema respiratório se modifica e se adapta a nova realidade, se tornando assim mais eficiente. O problema pode durar bastante tempo, mas se incomodar muito procure entrar em repouso, deite de lado e espere até que a falta de ar acabe. Algumas gestantes ficam com a barriga alta, o que facilita o aparecimento da falta de ar, enquanto os que possuem uma barriga mais baixa não têm tantos problemas com a falta de ar.

É importante procurar seu médico quando o problema persistir e ainda vier associado com dores no tórax, palpitações, coração acelerado, dormência nos dedos das mãos ou dos pés, febre e tosse, sintomas estes que podem ser um sinal de problemas no sistema respiratórios ou de coração. Caso a gestante seja asmática é interessante que ela pergunte ao seu médico que remédio ela pode tomar para não agravar o problema.

Frente a este problema a mulher grávida deve evitar fazer atividades que requerem muito esforço físico como subir escadas muito longas, caminhar grandes percursos, carregar objetos ou sacolas pesadas e assim por diante, a gestante também deve evitar lugares com muita altitude, pois naturalmente não há muito oxigênio e como ela já está predisposta a sofrer com falta de ar o problema pode surgir rapidamente, e caso não seja possível evitar faça a atividade com calma, indo aos poucos para não se esforçar demais e acabar ficando com falta de ar sem necessidade.

Portanto não é necessário se preocupar com a falta de ar, amenos que ela esteja associada a outros sintomas, basta a gestante seguir as recomendações médicas que tudo ficará bem e o bebê não será prejudicado. É importante que a gestante mantenha um acompanhamento médico constante independente do que sente, para que assim possa acompanhar o desenvolvimento do feto e como está sua saúde e tratar qualquer problema logo quando ele aparece.

Comentários (7)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

jussara
0
EStive com gripe amidlatife e febre 39,9 aodrmeceu meu dedos,mãos, antebraçõ e minhas pernas, o médidico disse que poderia ser nervoso, mas nãome sentia nervosa, o que poderá ser?
0
cecilia
2
estou com dois meses de gestação e tudo q faço me faz ficar com faltar de ar ate no meu trabalho que so e digitando e falando cança bastante o que eu faço?
2
Lilliam
0
Estou com 25 semanas de gravides e sinto falta de ar ao final de tds as frases ke falo tenho ke falar rápido para nao cansar isso e normal….tenho tbm muita candidiese nos entervalos de 15dias por aí meus pés tbm estão muito inchados isso e normal?
0
Tatiana santos
-1
Estou com 18 semas e tenho falta de ar com dor tórax e tose seca principalmente quando me deito estou preocupada
-1
janayna
0
estou com 97 semanas e meia estou sentindo muita falte de ar e dor na boca do estamago não aguento mais trablhar q faço?
0
Elisa
0
Estou com duas semanas de gestação e sentindo muita falta de ar, meu GO me receitou seretide spray, mas vi na bula que nao há estudos qto ao seu uso na gravidez. Fiquei com medo e usei. O que fazer?
0
sheila natiara
0
estou com 4 meses de gestaçao sinto muita falta de ar e tosse estou muito preocupada nao sei que eu faço
0