Explicaki

Como Evitar a Tuberculose

Por 8 de julho de 2011 (376) visualizações

A tuberculose é uma infecção que é causada pelo microorganismo bacilo Koch, podendo atingir diversos órgãos do corpo, mas em especial os pulmões. Qualquer pessoa pode ser infectada por esta doença que é transmitida pelo ar contaminado expelido pela pessoa doente através do espirro, tosse ou fala.

Através das gotículas infectadas liberadas pela pessoa doente, a pessoa saudável inala estas partículas no ar que podem sobreviver no ar por horas, desde que não haja contato com a luz solar. Assim, a pessoa sadia acaba se contaminando e o microorganismos passa a se alojar no pulmão, em poucas semanas uma inflamação pequena se instala na zona infectada, mas ainda não é uma doença, mas sim o primeiro contato do germe com o organismo, depois esta bactéria pode se espalhar e se alojar em diversas outras partes do corpo. Se o sistema imunológico estiver em boas condições, a bactéria não se desenvolverá e se tornará uma doença e ficará inativa, mas se este sistema de defesa do corpo em algum momento da vida da pessoa ficar fraco a bactéria que estava latente poderá voltar a ativa e assim provocar o aparecimento da doença.

Alguns fatores podem facilitar o aparecimento da doença como morar em uma região onde há casos da doença, ser profissional na área de saúde, predisposição a doença, ficar muito tempo em lugares fechados, idosos são mais propensos a desenvolver a doença, desnutrição, alcoolismo e uso de drogas, e pessoas que já possuem doenças pulmonares, tumores e diabetes, todos estes fatores se combinados a uma falta de cuidado para prevenir a doença facilitam muito a sua contração.

O primeiro ponto para evitar a tuberculose é estar em dia com a vacina BCG, que fornece uma resistência de 50 a 80% a doença. Outro ponto importante é evitar contato com pessoas contaminadas, principal forma de evitar ser contaminado com a doença, isto porque ela é transmitida pelo ar e a pessoa doente com o simples ato de falar pode transmitir a bactéria. Portanto, se você conhece alguém que foi contaminado procure ficar afastado dela até que os sintomas desapareçam e que ela seja devidamente medicada.

Procure também não ficar em lugares fechados quando há uma grande aglomeração de pessoas no ambiente, principalmente se na cidade houver algum tipo de surto da doença, prefira lugares abertos e arejados onde há a circulação do ar.

Procure manter uma alimentação saudável e uma vida livre de vícios como o álcool, o fumo e outras drogas para que elas não prejudiquem seus órgãos, para que assim seu sistema imunológico se mantenha forte e resistente à bactéria para que, mesmo se seu organismo for exposto a ela, a doença não se desenvolverá. Uma alimentação saudável e balanceada rica em frutas, legumes e verduras ajuda a oferecer nutrientes suficientes para que o organismo se mantenha saudável e para complementar pratique exercícios regularmente.

Dessa forma, com medidas simples a tuberculose pode ser evitada, mas caso contraia a doença ela é fácil de ser tratada, basta seguir corretamente as regulamentações médicas e tomar os medicamentos indicados até o fim do tratamento.

The following two tabs change content below.

Fernanda Gomes

Latest posts by Fernanda Gomes (see all)

Comentários (1)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

aline
3
boa noite estou gravida de 24 semanas e tive contato com uma pessoa com tuberculose só que não foram por horas mas por dias pq não sabia que era tuberculose . que devo fazer será que corro algum risco de ser contaminada? obrigada aguardando informações.
3