Como aumentar as plaquetas no sangue

As Plaquetas, também conhecidas como Trombócitos, são células sanguíneas que são formadas na medula óssea a partir de megacariócitos que se fragmentam e são estas fragmentações as plaquetas. Estes fragmentos possuem o formato de disco achatado com um tamanho que varia entre 1,5 a 3 micro centímetros. Seu formato achatado contribui para a formação de coágulos sanguíneos que integram o processo de coagulação do sangue, sendo esta sua principal função e atuam como uma rolha hemostática, ativada quando exposta ao colágeno, quando ocorre esta ativação elas se aderem ao subentotélio lesado, onde se acumulam e se ligam entre si, formando um trombo que é estabilizado depois.

Um adulto ou criança saudável deve ter a cada mm3 de sangue cerca de 150.000 a 400.000 plaquetas. As plaquetas tem vida útil de cerca de nova a dez dias, depois disso elas são absorvidas e destruídas pelo Baço. Tal órgão também é extremamente importante para a renovação das plaquetas, quando ocorre o seu mau funcionamento, há também a diminuição das plaquetas, o que acarreta grandes problemas à saúde.

O aumento excessivo do numero de plaquetas pode gerar doenças mieloproliferativas LMC, mielofibrose, doenças inflamatórias como febre reumáticas, artrite reumatoide, colite ulcerativa, pode gerar também policetemia vera, carcinomas, doença de Hodgkin, entre outras.

Quando há a diminuição da quantidade de plaquetas no sangue, situação esta chamada de  Plaquetopenias, pode dar origem a algumas doenças como, a que é adquirida de forma genética que é a síndrome de Wiskott-Aldrich, a de Bernard Souller e a de Fancom, como também existem problemas que podem ser adquiridos com o tempo devido a esta diminuição das plaquetas como a púrpura trombocitopênica idiopática secundária que é uma doença autoimune, anemia aplásica e megaloblástica, coagulopatias de consumo, malária, dengue, leucose entre outras.

Existem alguns sintomas básicos que demonstram que a pessoa está com as plaquetas em quantidade baixa de plaquetas que são manchas avermelhadas ou roxas pelo corpo, sangramento excessivo sem explicação, já que o sangue não coagula o corpo não consegue mantê-lo no corpo, e tonturas. O sangramento já pode ser observado quando a pessoa apresenta uma quantidade inferior a 50.000 plaquetas por microlitro de sangue. Esta baixa quantidade pode durar alguns dias ou anos, o que dependerá da causa do problema.

Não existe uma dieta que ajude a aumentar as plaquetas, entretanto, existem alguns alimentos benéficos para a medula e que colaboram a para a produção de plaquetas. Para ajudar no tratamento para aumentar as plaquetas no sangue é preciso incluir o consumo de frutas cítricas, ovos e fígado, dessa forma ofereceremos nutrientes úteis para o organismo como o ferro, que estimulam a produção das células do sangue. Comece a ingerir também óleo de fígado de bacalhau ou óleos de semente de linho para ajudar a fortalecer o sistema imunológico, a reduzir as inflamações, melhorar a circulação e também aumentar a taxa de colesterol bom. O maior consumo de folhas verdes e legumes ajuda no aumento do nível de hemoglobina circulante, ajudando também a combater as causas dos baixos níveis de plaquetas, os tomates possuem propriedades antioxidantes que auxiliam no aumento de plaquetas. Consumindo mais vitaminas como a K, crucial para a produção de plaquetas (contido em espinafre, brócolis, couve, banana, laranja, uvas e amoras) e suplementos vitamínicos, o corpo fica mais forte e passa a produzir naturalmente mais plaquetas.

É importante que no momento em que os sintomas forem observados que procure um médico para detectar a causa da baixa quantidade de plaquetas para indicar uma dieta e um tratamento adequado a causa.

loading...

Author: Fernanda Gomes

Share This Post On

79 Comments

  1. 64
    Tenho 128 mil/mm3 de plaquetas, quando o normal mínimo é de 150 mil/mm3 Qual medicamento, vitamina e dieta nuticional para que se possa normalizar o número de minhas plaquetas?
  2. 18
    Meu irmão tem cirrose do alcool, etá muito mal, aguarda um transplante de fígado e está com 50.000 de plaquetas, ele sangra todos os dias, tenho medo que ele não consiga esperar o transplante, o que fazer para melhoar seu quadro.
  3. 3
    Tenho uma amiga que esta com as paquetas em 1.000 o que fazer para aumentar,estou com medo dela não melhorá me respondam por favor
  4. 9
    ol bom dia, minhas plaquetas abaixou chegando a 90000, qula o motivo pra esta baixa, que devo comer para almenta-las
  5. 5
    Fis um simples exame de sangue e foi detectado palquetopenia, minhas plaquatas estao em 130,000 e eu nao tenho sintoma algum, nao tenho anemias e meu barco ta em um tamanho normal, desde de entao venho sofrendo em busca de informação sobre esta doença. Parabeniso por todas as informações aqui contidas e que muito m ajudou a intender um pouco dessa doenca. Estou em um desespero só, tenho muito medo de ser uma doença grave estou muito assustada. Obrigado!
  6. 5
    tenho diabete e as minhas plaquetas esta dificil de subir ,já chegou em 8000 e o maximo 76000 estou com medo , o que devo fazer por favor ?
  7. 8
    PESSOAL DE PLAQUETAS BAIXA(REMEDIO): CHÁ DE FOLHAS DE AMORA OU COLORAU CASEIRO MAIS CONHECIDO COMO AÇAFRÃO OU AINDA URUCUM.ACREDITEM.
  8. 6
    Minhas plaquetas estão baixas a mais baixa foi 70.000 e a mais alta 107.000, que devo fazer?
  9. 20
    SOU APENAS UMA CRIAÇA MAS SAIBAM STAREI REZANDO POR VOCÊS
  10. 6
    fiz exames e minha plaquetas deram em torno de 79, sera que e um quadro muito preocupante?
  11. -4
    tambem estou com os valores das plaqetas vastante baichos, isto deve-se ao fato de ter uma infecao no figado e no passado ter tido probleas nos pulmoes e umas duas anemias. sei k e um pouco assustador mas isso tambem nao ajuda em nada, temos e k encarar k estamos mal e no futuro estaremos melhor.- melhoras a todos e se quiserem desabafar ligem para o nº917401157
  12. 6
    olá pessoal estive pesquisando sobre esse assunto e fiquei muito preocupada, em um desses depoimentos alguem fala que um dos sintomas é sangramento nassal e o motivo da minha preocupação é que minha filha de apenas 4 anos sangra com frequência. aguardo anciosa por uma resposta
  13. 9
    estou com dengue e o meu 1 exame de 66 as plaquetas o segundo 99 e o terceiro 67 abaixou novamente porque houve essa diminuição novamente
  14. 6
    Olá, faço tratamento oncológico há 3 anos. O uso contínuo de QT desde fev-2011 tem contribuído para um quadro de plaquetopenia (40.000).Apesar disto estou muito bem, nem parece que estou em tratamento oncológico, às vezes penso até que não e verdade o quadro que os exames revelam, com a minha condição física. Peço a Deus que me ajude a encontrar resposta positiva ao meu tratamento. Caso vc tenha alguma sugestão, fico muito agradecida com a ajuda.
  15. 4
    ola gostaria de saber algun remedio e alguns alimento que aumenta as plaquetas rapido pois estou com plaquetas baixas obrigado
  16. 7
    minha sobrinha esta fazendo quimio e as plaquetas delacairam para 1.000 o que devo fazer?
  17. -2
    MEU IRMÃO DESCOBRIU QUE ESTA COM A PLAQUETA BAIXA, ATRAVEZ DE UMA HEMORRAGIA QUE OCORREU QUANDO FOI AO DENTISTA. FOI FEITO OS EXAMES E AS PLAQUETAS DELE ESTAVA EM 20.000. TODO MÊS ELE FAZ O EXAME TIRA SANGUE,E SEMPRE ESTA BAIXA. O MÉDICO DISSE QUE VAI ESPERAR ATE JUNHO PARA OPERAR. A ULTIMA CONSULTA DELE FOI DIA 02/04/2012 E AGORA ESTA EM 71.000. QUERIA UMA INFORMAÇÃO,TEM MESMO A NECESSIDADE DE OPERAR O BAÇO??
  18. 12
    Meu pai esta com 80 de praquetas no sangue, estou preocupada pois ele faz quimioterapia e tem leocemia. As plaquetas dele eram 150 mais só vai baixando e agora esta 80. Faço todos os dias suco de beterraba e outras vitaminas para ele mas não resolve preciso de uma resposta por favor me respondam. tem algum remédio que posso dar para ele tomar.
  19. 3
    EU TENHO 50.MIL AS MINHAS PLAQUETAS NÃO SOBE VCS SABE QUAL É O REMEDIO BOMMM
  20. 1
    QUERIA QUE ELA ESTIVESEM EM 200 DUZENTAS TAVA BOM DE MAIS ME AJUDEM QUERIA RESPOSTA
  21. 3
    meu filho vou internado com dengue com plaquetas muito baixa 39 de plaquetas existe algum remedio caseiro para aumentar as mesma e qual os ricos, obrigado sergio costa
  22. 5
    Bom Dia! Tenho Hepatite C desde que nasci, hoje faço tratamento com Interferon e Ribavirina e a aplicação destes remédios fazem com que minhas plaquetas caem muito, hoje em média tenho 55.000/mm3. Existe alguma solução para o aumento de minhas plaquetas? Muito Obrigado!
  23. -1
    Minha mae tem 84 anos e esta c/ nivel de plaquetas baixo, 90.000, o que isso quer dizer? ja que ela nao tem nenhum dos sintomas citados.
  24. 3
    minhas plaquetas estao 134 preciso repitir o exame,pois dependo dele para começar trabalhar o que faço
  25. 1
    Minha filha esta com plaquetas baixas esta com 5000, ela esta fazendo tratamento mais ñ esta adiantando, ela esta com o corpo inteiro roxo, tontura, levei ela ao PS ontem e a medica k nos atendeu disse se ñ melhorar vai ter que tirar o baço… mas se ela esta com imunidade baixa po fazer essa cirurgia… tenho mtas duvidas???

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>