Explicaki

Vitaminas para o Cabelo

Por 18 de março de 2011 (210) visualizações

Os cabelos ficam expostos durante muito tempo a fatores externos como raios solares, chuva e frio, sem falar nos produtos químicos usados frequentemente. Esses agentes acabam danificando os fios com o passar do tempo e uma alternativa para revitalizar e dar vida ao cabelo são as vitaminas, as quais servem para evitar a queda de cabelo também.

Além de ajudar na revitalização do cabelo, as vitaminas indicadas servem para unhas e pele saudáveis também.

Outro fator importante no uso das vitaminas para o cabelo é o fato de elas protegerem os fios de quem costuma usar muitos produtos químicos ou exagerar no secador.

São muito indicadas também para quem vai à praia, pois a água do mar ajuda a danificar os fios.

Que tipo de vitamina é indicada?

A vitamina B2 é de particular importância para o cabelo e suas melhore fontes são alimentos como derivados do leito, fígado e vegetais folhosos verdes.

Existem no mercado diversas vitaminas em ampolas, as quais podem ser adicionadas ao xampu ou condicionador. Elas têm ação intensiva e previnem as temidas pontas duplas.

Alguns exemplos de vitaminas que vêm em ampolas, facilmente encontradas em farmácias, são:

  • Camomila, que acentuam nuances em cabelos mais claros, naturais ou coloridos, pois não apresentam efeito em cabelos escuros;
  • Germe de trigo, ricas em vitaminas e proteínas do complexo B, sendo indicadas para cabelos secos e cabelos tingidos;
  • Amêndoas, as quais são apresentadas em forma de óleo, por conter muito ácido graxo. São indicadas para cabelos muito secos e sem vida, devolvendo a umidade natural do cabelo.
  • Hidrolisado de proteína, a qual é indicada para cabelos que precisam de mais brilho e vida. Dá mais força aos fios e reconstrói a fibra capilar, protegendo-as de agente externos.
  • Pantenol, atua nas fibras dos cabelos e no couro cabeludo, revitalizando os fios através da vitamina B5. Indicada para cabelos quebradiços.

Vitaminas indicadas para cada tipo de cabelo

Cada tipo de cabelo tem um tipo de vitamina específico para cuidar e, assim como a pele tem cremes diversos para cada tipo, as vitaminas presentes no mercado já conseguem suprir a demanda de variados tipos de cabelo.
Os cabelos secos, por exemplo, precisam de produtos à base de queratina. Óleo de macadêmia e vitaminas A, C e E, também são cruciais para a devolução da umidade dos fios.

Os cabelos normais, apesar de sua característica equilibrada, também necessitam de vitaminas, importantes para que o equilíbrio perdure. Deve-se optar por produtos como óleo de pêssego, de cereja, de silicone e Lanolina.
Já para os cabelos oleosos, o ideal é o uso de produtos com ingredientes cítricos, como extratos de kiwi e de limão, os quais controlam a oleosidade excessiva.

Comentários (0)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.