Explicaki

Como mudar o visual com Gel para Cabelos

Por 24 de abril de 2011 (519) visualizações

Todos sejam homens, mulheres ou jovens, gostam de ter seu cabelo sempre no lugar, de forma bem arrumada ou até com um desarrumado proposital, mas sozinhas as madeixas não ficam desse jeito, elas precisam de uma “forcinha” de algum produto e o mais utilizado para isto é o gel.

O que é Gel?

O gel é um produto utilizado para endurecer e moldar os cabelos, tal produto possui uma numeração em sua embalagem que, quanto mais alta for a numeração significa que o poder de fixação capilar é maior. Existem também vários tipos de gel: o transparente tradicional, aqueles com purpurina, com coloração e até com um pigmento que brilha ao ser iluminado por luz negra.

Gel danifica os Cabelos?

Há quem não goste de usar gel por acreditar que este danifica os fios, fato que não é totalmente verdade. O que realmente estraga os fios são alguns componentes do produto, mas também o problema pode estar ligado ao tipo de cabelo, que não aceita o gel.

Como o Gel é feito?

O gel é composto essencialmente por água, que é a maior parte de sua massa, polímeros solúveis e umectantes e plastificantes, mas existem aqueles que têm álcool em sua composição. Os polímeros têm seus íons geralmente carregados negativamente que acabam se unindo com os íons capilares carregados positivamente, o que liga o gel com o cabelo de forma mais fácil.

Por determinados géis possuírem álcool em sua composição, é este o fator de deixa alguns cabelos ressecados, sendo assim evite este tipo de gel, preferindo aqueles que possuem água em sua composição.

Como usar o Gel

Gel para CabelosMuitas pessoas não sabem usar o gel, mas seja em um cabelo seco ou molhado tal produto pode ajudar muito na definição e no molde do visual. Em pequena quantidade ele pode ajudar a acabar com o frizz e se aplicado também em pequena quantidade na raiz ele adiciona volume. Alguns tipos de gel duram mais tempo se utilizado junto com um secador ou difusor para secá-lo mais rapidamente e aumentar assim seu grau de fixação e endurecimento. Para quem tem cabelos com fios grossos é bom usar produtos com um poder de fixação extra, se o penteado desejado é um moicano alto este tipo de gel também é ideal e de preferência deve ser aplicado com o cabelo seco.

Tipos de Cabelos que podem usar Gel

Certos tipos de cabelo não podem usar gel, como os cabelos mais secos, que devem optar por ceras, pomadas ou mousses capilares, já os cabelos oleosos podem usar o produto tranquilamente, mas sempre evitando os que tem álcool. Procure o gel próprio para o seu tipo de cabelo e que tenha filtro solar para protegê-lo no dia a dia, mas, se a vontade é muito grande de ousar usando um gel com álcool não tem problema, se for algo esporádico não afetará tanto os fios.

Se mesmo usando um gel a base de água se seu cabelo não se adaptar existem outras formas de substituir tal produto e até dar um aspecto mais natural aos fios.

Começando pela cera de abelha, composta por óleos e ceras naturais que hidratam. Dão brilho e reduzem o volume dos cabelos secos, crespos e danificados. Mas se usada de forma exagerada o cabelo pode ficar com um aspecto muito oleoso e até ensebado, então cuidado com a quantidade.

Existem também as pomadas, mas muitos não sabem a diferença entre elas e as ceras. Primeiramente a cera é mais densa e, por ter óleos em sua composição, dá mais brilho ao cabelo, as pomadas são mais espessas e seu acabamento é mais opaco e seco. Então, dependendo de como seu cabelo está, você pode escolher a melhor, se ele está muito seco e sem brilho use a cera, mas se ele está muito oleoso o melhor é usar a pomada. O uso da pomada é simples, basta colocar uma pequena quantidade em sua mão, pelo menos do tamanho de uma ervilha, esfregue o produto nas mãos e vá passando pelo cabelo aos poucos modelando cada mecha, isto para cabelos bem curtos, se você possui cabelos longos faça camadas com as mãos modelando uma de cada vez, para cabelos com efeito arrepiado, tente passar a pomada o mais próximo da raiz, mas evite atingir o couro cabeludo, e vá levantando os fios.

Tipos de Gel

Um gel colorido ou com glitter pode dar um visual totalmente diferente e ousado ao cabelo para uma ocasião especial e até para ir à balada a noite. Para tal fim existem diversas opções diferentes os coloridos, com purpurina e uma novidade para os “baladeiros” um gel colorido que fica brilhante como neon quando iluminado com luz negra, o que dá um estilo totalmente chamativo e diferente para quem gosta de ir à danceterias com este tipo de luz. A melhor forma de aplicar este tipo de gel é com um pincel de rímel para mechas pequenas ou distribuir com as mãos se for no cabelo como um todo.

Gel natural

Se preferir um gel mais natural você mesmo pode fazer o seu, usando uma receita bem simples com os seguintes ingredientes

  • Polpa de babosa;
  • 2 xícaras de chá de água de coco;
  • 1 colher de chá de gelatina sem sabor.

Bata a polpa de babosa com a água de coco e a gelatina sem sabor devidamente diluída de acordo com as especificações do fabricante. Em seguida coloque em um pote ou vidro limpo. O produto tem validade de 20 dias.
Seja natural, com glitter, neon, colorido ou simplesmente transparente, o gel deixa os cabelos moldados e com um visual impecável, podendo ajudar na ousadia dos penteados ou apenas acabar com os indesejáveis frizz. De qualquer forma é só encontrar o ideal para o seu objetivo e para seu tipo de cabelo e passar nas madeixas. Observe se seu cabelo ficará mais ressecado, quebradiço ou sem brilho após o uso do gel, se isto acontecer mude de marca ou pare de usar este tipo de produto fixador e opte por outro.

The following two tabs change content below.

Fernanda Gomes

Latest posts by Fernanda Gomes (see all)

Comentários (0)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.