Explicaki

Naftalina

Por 16 de abril de 2011 (845) visualizações

Quando pensamos em Naftalina logo nos lembramos daquele cheiro de algo velho, que aparecem em roupas e lugares antigos. Isto porque há muitos anos tal substância era utilizada como forma de combate as traças, insetos que corroem os tecidos compostos por fibras naturais como a lã e o algodão que criam diversos buraquinhos ou até furos grandes. Dessa forma, a Naftalina adquiriu como principal função eliminar tais bichinhos e suas larvas ao exalar vapores tóxicos que os matam. Isto acontece porque a Naftalina é uma substância que sublima, ou seja, ela passa do estágio sólido para o gasoso, exalando assim um gás que é tóxico para as traças.

Até hoje este produto químico é muito utilizado, mas para que ele seja eficaz é preciso usá-lo corretamente e com muito cuidado para que sua saúde não seja prejudicada.

Como usar a Naftalina

Se você tem problemas com traças em seu guarda-roupas uma forma de acabar com estes insetos é utilizando a Naftalina. Apesar desta substância ter adquirido um estereótipo de “coisa da vovó”, ela é eficiente na proteção tanto de roupas quanto de livros, que também são atacados pelas traças.

Uma forma de se ter certeza de que seu armário ou gavetas tem traças é envolvendo suas roupas em papel de seda, se ele aparecer depois todo roído os insetos estão em ação, mas se não aparecer nada no papel o defeito pode estar na própria roupa, como um desgaste natural, problema de fabricação ou outro motivo qualquer.

Bolinhas de Naftalina (Fonte: Parajol)

Bolinhas de Naftalina (Fonte: Parajol)

Quando for usar Naftalina em seu armário não deixe a substância tocar em suas roupas, procure colocar as bolinhas do anti-traças em saquinhos pequenos de TNT ou meias velhas. Para começar o procedimento retire tudo que estiver no armário e coloque para tomar sol, em seguida passe um pano úmido com sabão neutro no móvel inteiro, deixe-o secar muito bem e se quiser você pode usar um desumidificador ou sílica em gel, por fim coloque alguns saches feito com as meias ou o TNT com naftalina nos cantinhos do armário, em seguida coloque suas roupas de volta.

Outro uso bastante comum para a Naftalina é para afastar os ratos de garagens por exemplo. Basta espalhar bolas da substância por todo local pois, da mesma maneira que as traças, os ratos não gostam do cheiro de Naftalina e se afastam do local.

Formas de substituição

Para aquelas pessoas que realmente não suportam o cheiro de Naftalina ou que tem alergia, existem algumas formas caseiras de eliminar ou afastar as traças.

Os blocos, serragem ou óleo de cedro são bons substitutos para a Naftalina e não são tão tóxicos quanto ela. Os blocos são caros, mas a serragem é mais barata. A embalagem desses materiais precisa ser colocadas no armário lacradas para que o cheiro do cedro tenha um efeito mais forte e elimine as traças e suas larvas.

Outro método é deixar cascas de laranja secarem ao sol, depois corte-as em tirinhas e coloque em saquinhos de tule, por fim posicione-os nos cantinhos dos armários. Você também pode espalhar folhinhas de louro pelo armário e quando estas secarem substitua.

Tente estas dicas e observe se elas funcionarão, mas se não funcionar existem vários anti-traças no mercado que você pode utilizar ou contrate alguma firma especializada em controle de pragas.

Riscos a saúde

A Naftalina é um produto que possui uma química muito forte e os gases exalados por ela podem prejudicar nossa saúde, por isso não abra os saquinhos de Naftalina, pois pode haver uma concentração significativa de gases dentro deles que poderão lhe intoxicar.

O próprio fabricante atesta que tal produto pode provocar irritação da pele e dos olhos, dores de cabeça e vômitos.

Se as bolinhas entrarem em contato com os tecidos eles ficarão contaminados, sendo necessário então lavar as peças com água corrente em abundância.

Caso haja a ingestão do produto procure um médico imediatamente, pois poderá ser necessária uma lavagem gástrica e a administração de antiácidos, e não induza ao vômito.

Como retirar o cheiro de Naftalina das roupas

É comum as roupas permanecerem com o cheiro de Naftalina e, para evitar sair com esse cheiro ruim, retire a roupa que você gostaria de usar um dia antes do armário e deixe-a pegando um pouco de ar. Assim o cheiro sairá e suas roupas ainda estarão livres das traças.

Mas, nem sempre colocando as roupas para arejar ao ar livre é o suficiente para eliminar o cheiro de Naftalina. Então, experimente polvilhá-la com talco, dobre e guarde por alguns dias, depois deixe a peça de roupa arejar ao sol.

Uma curiosidade sobre a Naftalina é que muitas pessoas acreditam que se estas bolinhas forem misturadas ao combustível de carro ou qualquer outro veículo a octanagem será elevada e consequentemente o desempenho do motor será melhorado. Fato que é uma inverdade, pois, mesmo que uma quantidade enorme de Naftalina aumente a octanagem, não é comprovado que isso melhore o desempenho do motor.

Depois de conhecidos os benefícios e os problemas da Naftalina combata os insetos indesejáveis que destroem as suas roupas da melhor maneira possível seguindo as dicas dadas para que sua saúde não seja prejudicada.

The following two tabs change content below.

Fernanda Gomes

Latest posts by Fernanda Gomes (see all)

Comentários (5)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

Nilva Rossato
2
quro usar este produto em toda minha casa, quartos, armarios. banheiros, cozinhas. mas não sei devo umedeçe-los ou não. como devo proceder
2
Fabiane Felix
0
Sempre recorro a estas dicas que são realmente fantásticas. Uma dica tbem para acabar com traças e colocar saquinhos com pedaços de maças dentro ou giz branco. Funciona mesmo e evita mofo.
0
Dulce
0
Como retirar cheiro de naftalina de um armario de aço (cozinha) Obrigada
0
lara caroline
0
adorei as informações !!!valeu muito
0
lara caroline
0
adorei as informações !!valeu !!!(y)
0