Explicaki

Unhas amareladas

Por 9 de abril de 2011 (506) visualizações

Faça uma vistoria rápida em suas mãos: o que você está vendo são manchinhas amarelas em suas unhas? Se você não é fumante, isso pode ser um sinal de que você pode ter diabetes, micoses ou males do fígado. Além disso, unhas amareladas também indicam uso constante de antibióticos ou excesso de betacaroteno, encontrado em cenoura, beterraba e mamão, por exemplo. Por isso é que, muitas vezes, em uma consulta médica, a primeira coisa que o profissional pede para ser olhada são as suas unhas: elas dizem muito sobre você.

E o que suas unhas falam sobre você?

Unhas amarelas

Unhas amarelas

Manchas esbranquiçadas podem ser sinal de anemia, carência de zinco e proteínas, alergias a produtos químicos, psoríase, micoses, intoxicação por metais pesados ou insuficiência renal; unhas amareladas e que não crescem podem indicar problemas pulmonares; unhas com partes em tons de vermelho, talvez você esteja com algum problema renal. Já as unhas arroxeadas indicam tumores, uso de remédios coagulantes, problemas cardíacos ou micoses; em tons de verde com dor constante nos dedos, atenção: você pode estar com infecção por alguma bactéria. Unhas fracas, secas e quebradiças são sinal de falta de algumas vitaminas essenciais como A, B e E, anemia ou hipotireoidismo, e com ondulações, doença cardíaca ou pulmonar.

Síndrome da unha amarela (SUA)

Caracterizada por linfedema (acúmulo de fluido linfático, causando edemas principalmente nos braços e nas pernas), derrame pleural (acumulação de liquido entre as pleuras, que pode levar à falta de ar e à morte) e unhas distróficas (com nutrição deficiente) de crescimento lento e coloração amarelada, a SUA é uma doença rara, ainda com poucos casos na história da medicina. Seu aparecimento geralmente é associado a doenças crônicas do aparelho respiratório e doenças autoimunes.

Não só sinônimo de doença

Mas as unhas amarelas não significam apenas que sua saúde não anda muito boa… Se você é uma daquelas que vai à manicure toda semana e adora passar um esmalte vermelho, já deve ter reparado que suas unhas ficam em tons amarelados depois do esmalte removido. Já procurou saber por que isso acontece? São os pigmentos de base amarela presentes nos esmaltes vermelhos, laranjas e marrons que deixam resíduos nas suas unhas.

Você pode evitar manchas com alguns cuidados muito simples: evite passar esmaltes dessas cores todas as vezes que fizer as suas unhas; utilize removedor de esmalte que não seja à base de acetona; e passe sempre uma base transparente antes de pintar suas unhas. Outra maneira de reduzir a coloração amarelada em suas unhas, dilua cinco colheres de chá de água oxigenada em uma xícara de água e deixe os dedos de molho por três e quatro minutos. Depois de limpá-las, elas estarão mais branquinhas.

E lembre-se sempre: não faça autodiagnóstico; consulte um médico para entender melhor o que está acontecendo com o seu corpo.

Comentários (15)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.

patricia marques
0
minhas unhas estão amareladas nunca tinha acontecido antes.faço unha toda as semanas, qual médico devo procurar?
0
Juçara
0
Estou c os cantos das minhas unhas esverdeadas, isso pode significar o q.
0
bianca
0
estou amamentando e estou com os cantos da unha amarelas
0
Blue Million
0
eu estou com metade de unha amrela de cima ate metade do dedo….e eu sou fumante…fumo no máximo 1 a 2 maços por dia. Mas isto apareceu direpente e tenho dito febres…já fiz exames de malaria e hiv e acusa negativo…será k essas dores são causadas pelas unhas amarelas???isto apareceu direpente há coisa de 2 meses…k faço???
0
Rafaella
3
Minhas unhas dos pés estão amarelas, e não passei esmalte escuro quase nem passo esmalte o que pode ser??:
3
cris
0
estou com as unhas super amarelas, não consigo ficar sem esmelte pois no meu serviço não da, passo esmalte escuro pra tampa, o que posso fazer desde ja agradeço
0
VERA
0
Gostei da informação, sanei minhas dúvidas, obrigada.
0
mara regina
1
estou com problemas respiratorios, isto depois de ter sofrido com uma alergia muito forte. antes da consulta com pneumologista, reparei c[k as unnhas das maos estavam amareladas – e nao as pinto a um bom tempo. no mesmo dia tomei uma injeção na veia e nebolizaçaõ, apos isto as unhas voltaram a cor normal. Estou com medo do que venha a ser. Medico passou varios exames, R-X
1
margareth
1
na gravidez as unhas estão amareladas,um amarelo escuro, porque?
1
ana
-1
eu estou com as unhas da mao,estao amarela e nao sou fumante e nao passo esmalte,comecou agora pouco e estou apavorada!!!
-1
karine
1
minhas unhas estao amareladas desde janeiro, nao voltam a cor natural!!! estou ficando nervosa depois que descubri que pode ser uma doenca em um orgao vital. o que faco?
1
juju
0
as minhas so ficam amereladas nos cantos pq?
0
VERA
1
MINHAS UNHAS ESTÃO AMARELADA E QUEBRADIÇA A MAIS DE MESES O QUE E ISTO JÁ FIZ EXAME DE DIABETE NÃO TENHO,NÃO PODE SER DO RIM
1
Cristiane
1
Minhas unhas estão amareladas, qual medico devo procurar?
1
luciene
1
Obrigada pela dica…tenho unhas amareladas e vou procurar um especialista
1