Explicaki

O que faz um produtor de TV

Por 22 de outubro de 2013 (145) visualizações

Um programa de televisão é um dos mais complexos se comparado aos outros meios de comunicação e, por isso, exige uma equipe grande para desenvolver o projeto. Entre as várias funções dentro de uma equipe de televisão, um dos principais é o produtor de TV. Esse profissional é responsável por direcionar o projeto do início até o final. Isso mesmo: desde as primeiras anotações no papel até a entrega para o público telespectador.

O produtor de TV tem diversas funções, entre elas estão desenvolver o tema, contratar os profissionais que irão compor o programa, que são chamados de elenco, assim como os profissionais que irão atuar realizando o programa, como os cinegrafistas, por exemplo. O produtor de TV também deverá supervisionar as filmagens, chegar os fatos e, em alguns casos, ele é responsável também por garantir o nível de qualidade, sendo influente principalmente no programa e não na rede de televisão.

Formação necessária e área de atuação

produtor de TVO produtor de televisão pode atuar em diversas funções, desde a parte executiva até a parte operacional dos programas. Esses profissionais atuam concretizando os programas, o que pode resultar na chance de trabalhar como diretor do próprio programa produzido. No entanto, alguns produtores escolhem atuar em apenas uma área, a executiva. Nesse caso, eles são responsáveis por conceber programas e depois vendê-los para as emissoras de TV.

Para trabalhar como produtor de TV é necessário o conhecimento técnico da profissão. Para isso, existem diversos cursos profissionalizantes e de nível médio para preparar esse profissional para o mercado de trabalho. Também existem até mesmo cursos de pós-graduação, com todo o conteúdo necessário para que o produtor de TV possa chegar ao mercado de trabalho com conhecimento teórico e prático. Porém, mais do que uma formação em produção de TV é necessário também ter ou obter novas habilidades, como a de gerenciamento de pessoas e recursos, que são totalmente necessárias em um trabalho como esse, onde o contato com outras pessoas é direto.

Essas habilidades podem ser conquistadas com a prática da produção de TV. Além disso, um profissional como este precisa antes de desenvolver seus projetos, prever quais serão os gastos e o retorno para a empresa. Os bons resultados vão refletir na carreira e no aprendizado do produtor de TV.

Produtor de TV e o mercado de trabalho

As oportunidades no mercado de trabalho para o produtor de TV estão melhorando ainda mais, principalmente na TV paga, que tem movimentado o mercado televisivo. E as oportunidades surgem não apenas no mercado nacional, como também no exterior, onde as TVs pagas fazem frente à TV aberta, entre elas estão a Amazon e a Netflix. No Brasil, essa esfera do mercado ainda está se construindo. Porém, a preferência de muitos profissionais pela TV paga se deve não apenas pelos lucros financeiros, mas também pelo modo de trabalhar, que se difere da TV aberta. O que se conclui é que esse é um mercado em expansão, com várias chances de atuação e por isso vale a pena investir.

The following two tabs change content below.

Fabio Pereira

Fábio Pereira é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas fundador do Semana a Semana, entusiasta em assuntos escolares e curiosidades do mundo.

Latest posts by Fabio Pereira (see all)

Comentários (0)

Certifique-se de que seu comentário esteja de acordo com as Regras da Comunidade.